domingo, 3 de julho de 2011

Musculação para mulheres



Antigamente era mais difícil de ver mulheres na sala de musculação, por medo do corpo ficar masculinizado e por darem mais atenção aos exercícios aeróbios.
Mas estudos demonstram que a musculação trás diversos benefícios a mulheres desde que praticado corretamente.
Além de tonificar a musculatura, previne a flacidez, melhora a postura, pois trabalhamos músculos posturais, previne a osteoporose, acelera o metabolismo e melhora a auto-estima da mulher.
A preocupação que vejo nas mulheres é o aumento do peso na balança, músculos e gordura são tecidos diferentes, aumentar o peso na balança não significa que você engordou, mas sim houve um aumento na massa magra. Se a alimentação continua balanceada e a roupa “caindo bem”, não precisa se preocupar com a balança. O ideal é sempre fazer uma avaliação física para acompanhar essa perda de gordura, aumento da massa magra e as medidas de circunferências.
As mulheres que tem a crença de que a musculação vai gerar uma grande hipertrofia, devem se despreocupar, pois para que isso aconteça devem treinar muito mesmo, ter genética e um acompanhamento médico e nutricional.
Com o passar do tempo vamos perdendo força, flexibilidade e massa magra, principalmente em mulheres na menopausa. Com a prática da musculação aumentamos a densidade óssea e melhoramos a força contribuindo para as tarefas diárias e maior disposição.
A prescrição da musculação também pode ser indicada para mulheres que sofrem com alguma patologia, como diabetes, artrite, fibromialgia entre outros. Mas devem ter sempre uma orientação e acompanhamento profissional. 
A musculação pode ser uma ótima opção para mulheres que acabaram de ter filhos e querem voltar à forma, mas para voltar ou iniciar os treinos devem ter a liberação médica e iniciar gradativamente. E o tempo de recuperação da forma física vai depender do histórico de antes da gravidez, predisposição genética e o fator idade.
Para quem quer aderir a musculação, pode realizar treinos de dois a três vezes por semana alternado os dias, criando primeiro uma adaptação, conforme vamos nos exercitando muda-se os estímulos e os treinos.
Para não perder a motivação crie metas, varie os treinos e inclua atividade de ginástica localizada e pilates em dias que não vá praticar a musculação.
Não se esqueça de tirar dias para um repouso, e varie treinos leves, moderados e intensos.
A musculação para mulheres é uma modalidade que pode garantir um resultado rápido, desde que praticada corretamente para não ocorrer lesões.
Mesmo aquelas que não gostam e torcem o “nariz” para começar a musculação, quando encara, conforme vai treinando e percebendo as mudanças corporais, a motivação cresce e a boa auto-estima fala mais alto, acabam gostando dessa modalidade.

Topa encarar a sala de musculação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário