segunda-feira, 18 de julho de 2011

Medicina tradicional chinesa e Alimentação

Medicina tradicional chinesa e Alimentação
Conheça a visão da Medicina tradicional chinesa na alimentação.
A medicina tradicional chinesa é baseada na energia yin e Yan e nos cinco elementos.
Os chineses acreditam que a energia yin e Yan representam duas forças antagônicas que estão em constante movimento e mudança.
Em nosso corpo circulam energia através de canais denominados meridianos, nutrindo os órgãos e vísceras trazendo vitalidade. 
A teoria dos cinco elementos são processos básicos, ciclos ou capacidade de modificação de um fenômeno da natureza. Essa teoria data em 305 a.C – 270 a.C pelo principal expoente Zou Yan.
Quais são os cinco elementos?
Madeira, água, terra, fogo e metal.
Os cinco elementos e a energia yin e yang são fundamentais para a energética do organismo e seu funcionamento, bem – estar e vitalidade.
Os alimentos e as cores influenciam para que estas energias estejam circulando de forma a beneficiar e harmonizar o ser humano.
A alimentação na medicina tradicional chinesa é uma forma de prevenção e contribuir para uma melhora de alguma patologia.
Na China há restaurantes especializados em preparar receitas para os seus clientes a partir do diagnóstico de suas necessidades segundo os princípios da medicina tradicional chinesa.
Acredita-se que os alimentos classificados como Yang aumentem o calor do corpo (acelerem o metabolismo), enquanto os alimentos Yin diminuam o calor do corpo (desacelerem o metabolismo).
A dieta da MTC é ajustada de acordo com os sistemas dos órgãos que eles afetam e se são quentes ou frios, secos ou úmidos, yin ou yang.
As caracteristicas dos alimentos quanto a medicina tradicional chinesa são:
Temperatura dos alimentos podem ser:
-Quentes (pimentas, alho);
-Mornos (gengibre, coco);
-Neutros (milho, arroz);
-Frescos (pepinos, berinjela) e
-Frios (germe de trigo, limão, etc.).

Sabor dos alimentos podem ser:
-Ácido (limão, laranja, vinagre)
-Amargos (café, chicória, almeirão, boldo, catalônia, jiló)
-Doces (açúcar, mel, melado, batatas, frutas, etc.)
-Picantes (rúcula, agrião, pimentas, hortelã, gengibre, mostarda)
-Salgados ( algas, sardinha, azeitona, conservas).
Correlacionando os sabores e a natureza dos alimentos, temos o seguinte:
Sabores ácidos e salgados de natureza neutra e fresca, por ex: laranja, tomate, algas; são utilizados para tonificar os órgãos internos, em casos de perda de líquidos orgânicos e na estação do inverno; são alimentos que ajudam a concentrar e recolher a energia.
Ao contrario, os alimentos que ajudam a dispersar a energia são os de sabor picante e quente, por ex: alho, pimenta, cravo, gengibre; e picantes frios, por ex, menta, rabanete.
Alimentos indicados a paciente Yin devem ser de natureza quente e morna e possuir sabor doce e picante; por ex: cebola, gengibre, pimenta, cravo, canela, nozes, castanha, orégano; esses alimentos ajudam a ascender a energia.
Ao contrário, os alimentos que ajudam a descender a energia, sabor amargo são indicados para paciente Yang: são eles, por ex: algas, chicória, dente de leão, chás, etc.
Quanto a cor dos alimentos:
Os chineses privilegiam  a harmonia das cores na composição das refeições, aproximando arte e alimentação. Assim, devem ser buscadas as correlações entre as propriedades cromáticas dos alimentos (p.ex., as cores vermelhas de alguns alimentos) e seus efeitos relativos aos órgãos (por, ex. o coração) e emoções corporais (p.ex., a euforia).
A cor é considerada como vibração e energia, e por isso está relacionada diretamente ao organismo. Essa energia é sentida diretamente na célula e absorvida pela mesma.
Alimentos vermelhos promovem a circulação do sangue, tonificam, esquentam, e vitalizam; por exemplo, vinho, beterraba, cereja, pimenta vermelha.
Alimentos amarelos: estabilizam e harmonizam, por ex, cenoura, milho, cereais integrais, soja, granolas.
Alimentos brancos purificam, por ex, cebola, alho, nabo, pêra, couve flor, gengibre, arroz, aveia, e outros cereais.
Os alimentos pretos nutrem o sangue, adstringem, refrescam, por exemplo:feijão preto, algas pretas, uva preta.
Os alimentos verdes desintoxicam e tonificam o sangue,por exemplo: espinafre, aipo, acelga, brócolis, dente de leão.
Referencias:
Site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Terapia_alimentar_chinesa
http://www.anacleliamattos.med.br/artigos/22-a-alimentacao-e-a-medicina-chinesa.html
Souza, Wanderley. Shiatsu dos meridianos: Um guia passo a passo. Editora Senac, São Paulo, 2005.
Por: Ligia Coelho
Educadora Física e Massoterapeuta
Especialista em fisiologia do exercício

Nenhum comentário:

Postar um comentário