terça-feira, 26 de julho de 2011

O Método Pilates na Dança

O método Pilates foi criado pelo alemão Joseph Pilates, que em sua infância foi um garoto doente e buscou a cura praticando yoga, lutas, técnicas romanas e estudou desde cedo anatomia e fisiologia.
Criou sua técnica hoje conhecida com seu sobrenome “Pilates”.
Joseph desenvolveu seu método quando eclodiu a Segunda Guerra Mundial, ficou preso na Inglaterra junto a outros com a mesma nacionalidade alemã, ensinou os exercícios aos seus companheiros e observou os benefícios na saúde. Após a guerra aplicou seu método com os militares, e não satisfeito com o rumo que estava seguindo se mudou para os Estados Unidos com sua esposa onde montou um Studio de Pilates tornando-se conhecido entre os melhores bailarinos da época, que adotaram seu método para reabilitação de lesão e melhorar a performance na dança.
O Pilates hoje pode ser praticado por bailarinos de diversas modalidades, inclusive da dança do ventre, proporcionando melhora da performance e saúde.
Os benefícios desse método são de ganho na flexibilidade, tonificação muscular, postura, equilíbrio e coordenação, tudo que um praticante de dança necessita.
Trabalham os músculos profundos estabilizadores da coluna e períneo, melhora a mobilidade da coluna, solta as articulações e ao mesmo tempo fortalece.
Já vimos aqui no blog a importância do fortalecimento muscular para praticantes de dança. A vantagem do pilates é que se realizam exercícios com poucas repetições e concentrado, unindo corpo e mente. O aluno não termina a aula exausto.
Se você tem alguma dificuldade na dança, muitas vezes o tempo de aula não favorece um trabalho mais profundo, por isso indico que além das aulas de dança, treine em outros dias da semana o método Pilates, que vai contribuir no seu aprendizado, performance e saúde.
Esse método pode ser realizado em aparelhos específicos, bem como, no solo com ou sem acessórios.

Experimente o método Pilates e observe sua evolução e a contribuição na sua dança!    

Ligia Coelho
Educadora Física



Nenhum comentário:

Postar um comentário