terça-feira, 23 de agosto de 2011

Qigong

O Qigong é uma técnica médica chinesa  milenar, que  procura prevenir e tratar desequilíbrios da saúde por meio de exercícios  respiratórios, automassagem, movimentos corporais  leves e técnicas mentais  de  visualização  e  relaxamento.
O Qigong (lê-se tchi cun) é traduzido literalmente como Tchi=energia e cun=trabalho ou habilidade, refletindo assim, a idéia de que esta prática está destinada a habilidade de controlar a própria energia vital.
É uma:
-    Terapia Psíquica Tradicional Chinesa
-    Ciência Psicossomática
-    Ciência científica
-    Causa mudanças psicológicas, que por sua vez, promovem mudanças fisiológicas.
-    Tem movimentos concretos e definidos para terapia
É um modo de vida.
O Qigong tem mais de 4000 anos de história, mas esta palavra começou a ser utilizada a 1700 anos atrás.
Séculos atrás, pesquisas já eram feitas em adultos, sobre o controle das funções fisiológicas que poderiam ser feitas através da prática das técnicas de meditação como a Yoga e Zen Budista.
Eles notaram que com a prática destas técnicas, involuntários mecanismos no corpo ou mecanismos do Sistema Nervoso Autônomo podem ser alterados.
Explorações usando eletroencefalograma tem continuamente confirmado que estas práticas produzem alterações na atividade elétrica do cérebro.
Drs Kasamatsu A. e Hirai T. da Universidade de Tokyo descobriram que monges Budistas que praticavam a meditação desenvolveram uma predominância de ondas alfa (ondas cerebrais normalmente associadas com sentimentos de bem-estar). Em outras investigações na Índia verificaram as mesma ondas alfa durante a prática de Yoga.
As investigações mostraram, que durante a medidação havia uma marcante diminuição no consumo de oxigênio do corpo.
A maior mudança fisiológica associada a meditação é a diminuição na velocidade do metabolismo chamado hipometabolismo que é um estado de relaxamento.
O objetivo do Qigong é entrar em harmonia com a natureza, estar em busca do equilíbrio interior, produzir energia e equilibrar as energias (Yin/Yang).

Sueli Botte
Personal Trainer e Consultora Qigong em empresas
suelibotte@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário