domingo, 15 de maio de 2011

Influência da dança do ventre na saúde da mulher

A dança do ventre é uma arte antiga, feminina e misteriosa.
É considerada uma dança cuja essência é de predominância egípcia, tendo passagem pela Arte Religiosa do Antigo Egito, há possibilidades de ser mais remota que os próprios faraós. Seu surgimento está relacionado aos cultos primitivos, onde se cultuava as Deusas da fertilidade.
Os conhecimentos foram passados dos templos para os palácios dos faraós e se popularizando entre ruas e mercados da época. As sacerdotivas ensinavam as mulheres dos povos movimentos de ondulações da dança para facilitar o parto.
Há pesquisadores que acreditam que essa dança surgiu com os povos nômades, e até em vários locais ao mesmo tempo, sendo levada pelo mundo antigo através dos grupos ciganos.
Em uma determinada época a dança do ventre é resgatada e deixa de ser um ritual religioso e passa ser uma dança como entreternimento, criando os filmes Egípcios inspirados em Hollywood.
Hoje a dança do ventre é praticada por mulheres de diferentes idades. Os benefícios são muitos, influenciando na saúde da mulher no aspecto físico, emocional e mental.
As mulheres que procuram a dança do ventre são por indicações médicas, psicológicas, para melhorar postura, como forma de terapia e atividade física diferenciada que proporcione prazer e bem -estar.
Nas aulas aprendemos as técnicas dos movimentos, danças folclóricas árabes, técnicas de alongamentos, ritmos, coreografias, fusões, aprende a dançar com espontaneidade e toda a filosofia dessa arte. Beneficiando a saúde da mulher, melhorando seu físico, flexibilidade, fortalece músculos da região pélvica, as articulações ficam mais leves e soltas, cria uma consciência corporal, melhor auto - estima, aceitação de seu corpo, desafia seus potenciais, ajuda na memória e criatividade, desafio da espontaneidade e exposição ao pisar no palco, ajuda a descobrir seu estilo de dança. Proporciona bem - estar, saúde e satisfação.





Hoje existem cursos profissionalizantes com formação de até 2 anos para as profissionais se aperfeiçoarem, qualificando-as para o mercado com conhecimento e responsabilidade, isso faz com que a dança do ventre seja valorizada e respeitada. Nesses cursos não se aprende apenas sobre a dança e suas contribuições, mas também anatomia e fisiologia.
A dança do ventre está crescendo no mercado sendo vista como uma forma diferenciada de atividade física procurada por mulheres de várias idades, cada vez mais surgem eventos relacionados onde proporcionam espaços para estudos e apresentações.
Existem diversas escolas de danças com metodologias diferenciadas, mas com um só objetivo, propor a mulher uma viagem de auto-conhecimento e satisfação através da dança do ventre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário