quinta-feira, 31 de março de 2011

Emoções & Exercício Físico

Oi Pessoal! Hoje vou escrever um pouco sobre nossas emoções e sentimentos, e como a prática do  movimento pode nos ajudar a ter mais saúde e qualidade de vida num aspecto emocional e mental, mudando nossa força interior.

Tive uma aula no Senac Tiradentes - SP com a Professora e psicóloga Daniela em 2007, foi uma reposição de aula que valeu apena!
Dor Emocional são emoções que não elaboramos de uma forma saudável e que viram psicomáticas, interferindo no bom funcionamento dos orgãos. As emoções não elaboradas vão se acumulando e de alguma forma o corpo vai pedir ajuda e esse acúmulo afeta o físico e o corpo dá um jeito de exteriorizar.
Existem formas de medo, podendo ser saudável ou não. O medo não saudável pode paralisar e a pessoa perder a espontaneidade, ter medo de entrar em contato com sua essência, medo do mundo interno, externo e do desconhecido. Mas, ignorar e reprimir o medo são a maior desproteção, não sendo saudável. Devemos olhar o medo, acolher e administrar (sendo real ou não).
A mágoa são resultados de nossas expectativas sobre nós mesmo e no outro. Ficamos em algumas situações por um período longo, por não assumirmos nossos erros e pela necessidade de sermos perfeitos. Essa mágoa pode com o passar do tempo se transformar em rancor e a pessoa fica murcha, mais apagada.
A ansiedade em excesso faz com que não prestemos atenção no que está acontecendo. A preocupação leva a ansiedade e a pessoa cria uma imaginação catrastosa.
Temos o a doença Depressão ou o estado depressivo, rejeita as emoções e vai perdendo a capacidade de sentir.
Ter um equilíbrio interior é aceitar esses sentimentos e os acontecimentos da vida, aprender a lidar e direcionar.
Ter saúde é: entusiasmo, disposição e alegria de viver.
A prática do exercício físico não deve ser vista como apenas estética e ter um corpo escultural. Os benefícios vão além do físico. Como exemplo, uma pessoa quando consegue emagrecer realizando atividades físicas consequentemente interfere de forma positiva em sua auto - estima, levando à ter maior confiança em si mesma, melhor relacionamento social e afetivo, disposição para realizações e conquistas.
Segundo Nuno Cobra autor do livro " Sementes da Vitória", o caminho para chegar na mente é através do corpo.Quem muda o corpo, muda a cabeça e as emoções. O movimento é a chave para o desenvolvimento interior.
Na minha pós - graduação vimos um estudo de caso onde mostrava os benefícios do exercício físico no tratamento do cancêr de Mama. A paciente após a cirurgia realizou exercícios específicos para seu quadro melhorando a perda da massa muscular e recuperando suas forças internas. Isso tudo acompanhada de uma equipe multidisciplinar e num ambiente mais alegre. Quando recuperada aceitou o desafio do educador físico de correr uma maratona, e ela conseguiu!
Muitos são os relatos de pessoas que venceram a depressão, timidez e ansiedade com a ajuda de alguma prática de exercício físico...
A melhor maneira para desenvolvermos nossos potenciais e nos expressarmos é através do auto - conhecimento, descobrindo por nos mesmo quem somos.
Podemos concluir que o exercício trás diversos benefícios físicos e grandes transformações internas, percebemos nosso corpo e potenciais, clareamos a mente, valorizamos nosso maior bem, buscamos motivação, determinação e novos valores.

Escolha uma atividade física que lhe satisfaça como um todo, que te proporcione prazer, não importa o tempo que leva para atingir o seu objetivo, lá na frente você vai sentir as consequencias positivas e no dia - a - dia o bem - estar e resolver melhor as situações.
Não conseguimos evitar o estresse e os acontecimentos ruins em nossos caminhos, mas podemos aprender a lidar e direcionar com maturidade e consciência.

Ao terminar essa leitura, se você achar que lhe fez algum sentido, então, Movimente- se!

Faça o melhor pelo seu corpo, por você!

Abraços,
Ligia Coelho
Março, 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário